quinta-feira, 5 de abril de 2012

Um presente chamado PRESENTE

"Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos e alegremo-nos nele". (Salmos 118.24)


Professor Marins, PHD em Antropologia, fez uma pesquisa e chegou a uma conclusão que...
"70% dos humanos vivem de PASSADO (do que deveria ter feito, o que não deveria ter feito, do que fizeram a ele, de magoas, ressentimentos, remorsos, etc).
25% vive de FUTURO (ansiedade, preocupação, medos, expectativas, etc).
Apenas 5% da população mundial consegue viver o PRESENTE como ele deve ser vivido, com plenitude. Os outros vivem tão sufocados pelo passado, tão oprimidos pelo futuro, que comprometem a qualidade do presente".

Pensando sobre passado, presente e futuro.

O PASSADO pode confiscar a qualidade de nosso presente a partir do momento que nós ficamos preso a ele. Presos a uma magoa, um rancor, ressentimento, nós deixamos de desfrutar as delicias que o hoje pode nos proporcionar.
Por isso Jesus disse: "E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão" (Lc 5.37). O vinho novo só pode ser colocado em recipiente novo, senão ele é todo desperdiçado. Quando nos pendemos ao passado, odres velhos, desperdiçamos as oportunidades de sermos felizes hoje.

O FUTURO pode nos sufocar e oprimir meu presente se eu não souber administrar minhas ansiedades e preocupações.
Alguns sofrem daquilo que alguns psicólogos chamam de "síndrome do pensamento acelerado". Isso é, pessoas que sofrem por antecipação por problemas que nem existem ainda e que alguns deles nunca enfrentarão na vida real. Exemplo: nem comprou o carro e já esta preocupado com IPVA de 2014. Ainda nem fundou a empresa e já esta tendo insônias por conta de impostos e pagamento de funcionários. Nem casou ainda e já esta com "dor de cabeça" sofrendo a possibilidade de ser "corno" (rsrs).
Outros ainda contaminam seu presente pois geram tanta expectativa no amanhã, tanta ansiedade, pois afinal daqui a um ano "eu chego lá". Dai promovem toda expectativa para o dia seguinte, e seguinte, e seguinte, e acaba nunca vivendo a plenitude do hoje. Não se engane, o melhor de Deus para sua vida é HOJE, o único tempo que existe de verdade.

A Palavra de Deus também nos adverte a que tenhamos cuidado com esses 2 tempos.

Sobre o passado esta escrito:
"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas". (Is 43.18).
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (2 Co 5.17).

Sobre o futuro Jesus falou:
"Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". (Mt 6.34).

Aprenda com o PASSADO e faça projetos para o FUTURO, mas não se sobrecarregue com nenhum dos dois, viva o PRESENTE com intensidade.

Seu passado pode ter sido um pesadelo, seu futuro pode ser um sonho, mas o único tempo que temos de verdade se chama PRESENTE.

Hoje é o dia do seu milagre!

Pr Jailton Felix (@jailtonfelix)

2 comentários: