sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Quando a SOLIDÃO é sua maior companhia.


Por que decidi escrever?
Eu tenho uma vida muito agitada, e como muitos outros, cada semana estou num canto do país ministrando em eventos, abençoando vidas, cumprindo meu chamado. 
Estou sempre me relacionando com pessoas, mas nem por isso estou livre da chamada "solidão". Ao contrário, as vezes a saudade de casa, de minha familia, aperta no peito e sinto que a solidão tem sido a minha mais constante companhia.
Foi por isso que comecei a meditar no assunto "será q isso não é uma providência de Deus? O que Deus quer falar comigo através desses momentos de profunda solidão?"

Vamos conversar sobre solidão?
Entendo a luz da bíblia que Deus não fez o homem para "viver" só. 
Gn 1.31 diz: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom".
Gn 2.18 Deus diz: "Não é bom que o homem esteja só".
- A solidão do homem é o estraga prazer de Deus -
Obs: Deus vê o homem "só" a despeito de ter a Sua Presença todos os dias. 
Deus fez os seres humanos para completarem-se uns nos outros.
Mas por outro lado, pela propria biblia vejo Deus manifestando revelecões maravilhosas sobre pessoas que estavam sozinhas, e é sobre isso que quero compartilhar.

Estou do lado a bíblia, e não estimulo a ninguém viver isolado, não se trata disso. Mas existem momentos em que o próprio Deus é quem te tira de onde você esta e te leva para um vale onde a única coisa que você vê mais parecido com gente, são ossos secos.
Nesse momento Deus decide se manifestar para nós.

Não aconselho o homem buscar a solidão, mas a entender que como João em Patmos, Jacó em jaboque, José na cisterna, Ezequiel no vale, Jeremias no poço, Jó na sargeta, Paulo na prisão ou Jesus no getsêmani, as vezes o lugar de solidão, quando levados por Deus, se torna a ante-sala das maiores revelações de sua vida.

Nos momentos de maior solidão de minha vida (o momento atual), é justamente quando Deus tem se tornado mais real e presente. Tenho vivido experiências com Deus acima do que qualquer rito religioso poderia me proporcionar. E percebo que, de certa forma, ao menos agora, Deus tem me encontrado no vau de jaboque, tem mudado minha maneira de andar, pensar e viver.

Sei que solidão é diferente de estar sozinho. Você pode se sentir só mesmo em meio a muita gente, acredite, eu sei o que é isso.
Mas estar sozinho, as vezes, é condição indispensavel para ouvir melhor a Deus. 
E um dado interessante, a culpa não é das pessoas que se afastarem, elas ficam atadas, sem opção, a despeito de quererem ajudar, não podem. Isso e entre você e Deus, é um confronto pessoal.

Por que?
Por que Deus nos leva muitas vezes a solidão? porque as vezes nos sentimos desamparados? Por que parece que sou o único no mundo as vezes e que mesmo se eu gritar ninguém vai me ouvir? Por que parece que ninguém se importa com o que você esta vivendo, e como José, você esta chorando na cisterna enquanto seus irmãos comem e riem acima de você?
Você ja fez essa pergunta?

Minha certeza!
De uma coisa eu tenho muita certeza, olhando para todos esses homens que citei acima, vejo uma coisa em comum, todos sairam melhores depois do momento do abandono. Jacó tornou-se Israel, Jó ficou mais rico que antes, Ezequiel profetizou e reviveu um exército, Paulo na solidão escreveu o maior número de livros do NT, Jeremias foi consagrado um profeta maior, João teve a maior revelação de todos os tempos e a Jesus foi dado um nome sobre todos os nomes.

Não fuja do confronto.
Deus te afastou das pessoas para ter você, por um tempo, só para Ele.
Pare de ficar se debatendo, reclamando, murmurando ou JUSTIFICANDO a sua solidão, mergulhe hoje em uma comunhão mais profunda com Deus. 
Não tenho duvidas de que Ele o esta esperando para te mostrar os propósitos desse momento, não fuja de um confronto com Deus, Ele deseja te fazer feliz, mas você precisa se render a Ele.

Não minto, hoje sinto a solidão como uma companhia real, ela foi feita para se sentir mesmo, não fuja disso. Mas a solidão que sinto de pessoas, esta sendo suplantada de forma inexplicavel pela Presença doce e maravilhosa de um Deus pessoal, amigo, comunicativo, afetuoso e gracioso. 
Hoje me sinto muito perto de Jesus! Não tem como explicar, apenas o estou amando demais.

Lembre-se: a solidão que você esta vivendo hoje, pode ser a ante-sala da maior revelação de sua vida!

Deus abençoe a sua vida!




9 comentários:

  1. deus e perfeiito de mais............ ele é o melhor deus do mundo! meu coração xorou ao ler td isso, nova forma de encarar a solidão xegou na minha viida hj........... obd Senhor, e continue usando esse vaso!

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE AS VEZES A SOLIDÃO É A NOSSA MAIOR COMPANIA,PORQUE AI ESTAREMOS SO PARA DEUS,PARA NOS REVELA COISAS GRANDES QUE NÃO SABEMOS PORTAMTO ENTRA NO TEU QUARTO FECHA A PORTA PORQUE TEU DEUS QUE ESTA EM SECRETO TE OUVIRA E TE ESPONDERA MEDIANTE A SUA NESESIDADE.AMEM

    ResponderExcluir
  3. Muito bonita a mensagem! Parece até que foi feita pra mim. rsrs Em pouco tempo vou embora pro Rio trilhar o caminho que Deus colocou a minha frente, deixando minha família e amigos... enfim! O ser humano tem medo da solidão, sobretudo, do que ela representa e das vivências que ela traz, pq é nela que temos nossas experiências mais sólidas, mais fortes. O que posso dizer é que nada é tão importante e tão bonito quanto as manifestações de Deus nesses momentos, que são únicos!

    ResponderExcluir
  4. Pastor, bom dia! Adorei o blog do senhor! Por favor quando puder, acesse o meu: danielatudesco.blogspot.com

    Gosto muito de partilhar o conhecimento da Palavra! Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado abençoada!
      Ja dei uma olhada em seu blog, muito bom. Ja estou seguindo la ok?
      Graça e Paz!

      Excluir
  5. Deus está explícito nessa palavra.. Que Deus continue abençoando seu menistério Pastor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem queridão! Eu recebo.
      Bênçãos sem medidas sobre a sua vida.
      Shalon!

      Excluir